fbpx

O perigo da informação disponível nas redes sociais como o Instagram e o Facebook

 

Hoje em dia, a informação que existe na Internet é infinita, especialmente na área de marketing digital, o que para quem deseja aprender é uma enorme vantagem, no entanto pode também causar alguns problemas…

Pois é, o que ao início parece um sonho tornado realidade: ter acesso a informação ilimitada em segundos, torna-se um problema a partir do momento em que se torna impossível de rever e verificar a qualidade de todo este conteúdo sem falhas. O que leva algumas empresas a utilizarem informação de forma a manipular a sua audiência conseguindo por vezes influenciar as nossas tomadas de decisões nas suas campanhas de Facebook e Instagram.

Um exemplo muito prático, são as empresas que fornecem seguidores, likes entre outras interações em páginas de empresas nas redes sociais.

As fórmulas matemáticas que não são sempre verdade

 

É preciso ter cuidado com algumas “fórmulas matemáticas”, como esta, pois cada vez se vê mais empresas a recorrer a este tipo de serviços sem saberem as consequências que estes podem gerar. Apesar de estes garantirem que os seguidores fornecidos são reais, nunca poderão garantir que estes sejam potenciais clientes, ou que se encaixam no público-alvo do seu negócio.

O que acontece num curto espaço de tempo quando a sua empresa recorre a este tipo de serviços, é que os seus futuros posts são mostrados a um número muito maior de indivíduos que antes, sendo que a maior parte desta audiência serão estes novos seguidores, que apesar de serem reais, não têm os mesmos interesses que o seu target o que irá gerar um engagement muito menor.  O que isto irá transmitir ao algoritmo, seja do Facebook ou do Instagram, é que o conteúdo que está a publicar é de fraca qualidade uma vez que foi mostrado a milhares de pessoas, mas, por exemplo, apenas 10 gostaram e 2 comentaram. A curto prazo caso esta situação se repita regularmente, o algoritmo começará a diminuir drasticamente o alcance das suas publicações, uma vez, que as mesmas não geraram interesse à sua audiência, considerando-as de fraca qualidade.

 

Não existem atalhos para o sucesso nas redes sociais!


Concluindo, o objetivo deste curto artigo, é alertar para o facto de não se puder confiar em toda a informação disponível, e que no meio de tantas estratégias e ferramentas para aumentar a sua “popularidade” nas redes sociais, a melhor opção continua por ser a partilha de conteúdos relevantes, oportunos e adaptados ao seu target.

Se está à procura de uma estratégia com base nestes conteúdos, contacte-nos! Na UPGRADE temos a solução para si.