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O SEO pode ajudar-te!

 

Tal como para o Google, as boas práticas de SEO para o Youtube também te ajudam a melhorar a performance do teu canal e a posicionar os teus vídeos da melhor maneira possível para obteres mais visualizações.

Antes de entrarmos em mais detalhes sobre este tema, precisas de perceber primeiro o que é o SEO. Search Engine Optimization é um conjunto de boas práticas que te ajudam a melhorar a qualidade e a quantidade de visitantes ao teu website, canal ou vídeo através do bom posicionamento dos mesmos nos motores de busca.

Tendo em conta que foi comprado pela Google, o Youtube tem a mesma missão, organizar as informações para que estas sejam acessíveis e úteis para todos. Todo este processo é feito através do rastreamento, indexação e rankeamento de todos os conteúdos da web para que os utilizadores tenham a melhor experiência de navegação possível.

O Youtube considera uma série de dados para rankear os vídeos, e a decisão depende de um algoritmo da plataforma. Independentemente disto, as boas práticas que se seguem irão te ajudar a ganhar pontos com este algoritmo e a alcançar as primeiras posições.

Boas Práticas de SEO para o Youtube

 

  1. Pesquisa palavras-chave com bom potencial de alcance

As palavras-chave são essenciais para o SEO do Youtube, visto que é através delas que a plataforma identifica o tema do vídeo, indexa o mesmo e o associa às buscas dos usuários.

Assim, antes de tudo, é essencial fazer uma pesquisa de quais são as palavras-chave que melhor identificam o conteúdo, assim como as que têm mais potencial para atrair espetadores ao teu canal.

Vamos ver agora algumas dicas que te poderão auxiliar nesta pesquisa e ajudar-te a ter ideias de conteúdo com potencial para o teu canal. Primeiramente poderás usar o auto complete da barra de pesquisa que não só serve para facilitar a pesquisa dos próprios usuários, como também para os criadores de conteúdo perceberem quais os termos mais procurados na rede.

Outro passo na pesquisa de palavras-chave é fazer um benchmark. Visitar os canais que são autoridades no teu nicho poderá ajudar-te a perceber quais os vídeos com mais visualizações e quais as palavras-chave mais utilizadas nestes canais. Para isto podes, na aba de vídeos, selecionar a opção de classificar por “mais populares” e perceber quais são as principais keywords utilizadas nos vídeos referentes.

 

  1. Seleciona as keywords com mais potencial de alcance

Depois desta pesquisa de palavras-chave, é altura de escolher aquelas que têm mais alcance.

O teu primeiro pensamento pode ser “vou escolher aquelas que têm mais número de pesquisas”, no entanto é bom relembrar que estas são igualmente aquelas que têm mais concorrência. Assim, poderá ser mais vantajoso para ti escolher Long Tail Keywords. Estas não têm tanto tráfego, no entanto têm menos concorrência, por isso será mais fácil ganhar um bom posicionamento.

De qualquer das formas, é importante selecionar aquelas cuja constituição esteja relacionada com o teu vídeo e com o público-alvo que desejas impactar.

 

  1. Um bom título pode ajudar

Um dos campos onde estas palavras-chave devem aparecer é no título. Este é um dos fatores mais importantes para o Youtube indexar e rankear o conteúdo, e para que o vídeo apareça bem posicionado é importante que este seja o mais próximo possível da pesquisa dos usuários.

Vale lembrar que o título é o primeiro contacto que os utilizadores têm com o vídeo, por isso é importante que este seja conciso e que descreva exatamente o que os usuários vão assistir no vídeo.

 

  1. Põe tags no vídeo

O campo de tags (ou marcadores) do Youtube, permite que a plataforma identifique o tema do vídeo e o possa indexar da maneira correta. Assim sendo o teu vídeo poderá ser sugerido a pessoas que estejam a pesquisar por conteúdos parecidos aos teus ou que demonstrem uma atividade de pesquisa semelhante aos temas que o teu canal aborda.

O Youtube permite usar 120 carateres, mas aconselhamos a que utilizes apenas 6 a 8 palavras para não confundir o algoritmo com termos que se distanciem do teu conteúdo.

 

  1. Escrever uma descrição otimizada

Este passo pode parecer irrelevante para um vídeo, mas não é. O campo da descrição é algo que deve ser preenchido no upload do vídeo indicando os temas abordados no mesmo.

A descrição pode ter até 5000 carateres, e deve incluir as palavras-chave pesquisadas nos passos anteriores para que possas melhorar a probabilidade de rankeamento por esses termos.

Existem dois motivos pelos quais é essencial pôr a descrição no upload do vídeo. O primeiro é por ser um instrumento de persuasão para que o utilizador veja o vídeo, sendo que o excerto inicial aparece nos resultados de pesquisa (é crucial pôr as infirmações mais relevantes no início do texto).

A segunda é precisamente para que, mais uma vez, o algoritmo da plataforma identifique o conteúdo do vídeo e o possa sugerir a possíveis usuários interessados.

Dados SEO Youtube

Também podes aproveitar a descrição dos vídeos para acrescentar CTA’s (Call to Actions) em consonância com os teus objetivos. Podem ser “subscreva”, “Goste do vídeo”, “Partilhe com alguém que também poderá vir a estar interessado”, entre outros.

 

  1. Edita o nome do arquivo

Este passo pode passar ao lado de muita gente, mas por mais que pareça pequeno, é crucial enquanto boa prática de SEO. É preciso ter em atenção na fase de upload do vídeo a mudança de nome do ficheiro. Em vez de manter o nome original (que possivelmente será um nome cheio de códigos que o algoritmo do Youtube não consegue ler), utiliza um nome descritivo e que inclua as palavras-chave escolhidas nos passos anteriores, por exemplo: “Boas_Práticas_SEO_Para_Youtube”. Desta maneira o Youtube conseguirá identificar o tema do teu vídeo.

 

  1. Faz transcrições e legendas nos vídeos

O algoritmo do Youtube (ainda) não consegue ler imagens e texto, e é por isso que esta estratégia pode ajudar a plataforma a perceber de que se trata o conteúdo.

A transcrição é o ato de transformar em texto aquilo que o vídeo fala. Pode ser feito manualmente ou através da ferramenta do Youtube que facilita esse trabalho por ti.

Ao adicionares marcações de tempo a esta transcrição, podes transformá-la em legendas. Estas servem não só para facilitar a indexação, como também funciona como ferramenta de acessibilidade para pessoas com deficiências auditivas.

 

  1. Divulga o teu vídeo!

Ao otimizares o título, descrição e tags vais aumentar a visibilidade do teu vídeo, mas também é crucial trazeres audiência para o teu canal!

Podes fazer isto através da incorporação dos vídeos em posts do teu blog, através das tuas redes sociais, email marketing, divulgação em grupos, fóruns e sites relacionados com o tema do teu vídeo, entre outras plataformas que possas ter acesso. Em qualquer uma destas opções a palavra-chave é simples: relevância. Certifica-te que inseres os vídeos em contextos relevantes e que agreguem valor ao usuário.

 

Depois de leres todas estas dicas é importante relembrar o que foi referido no início deste artigo: a experiência do usuário é muito importante para o Youtube, e as dicas que demos neste artigo tais como a utilização de legendas, títulos concisos e diretos e descrições completas servem todas para melhorar esta experiencia tão valorizada pelo algoritmo.

 

Deixamos aqui algumas ferramentas que te poderão ajudar neste processo de otimização dos teus vídeos:

  • Google Trends, que é uma ferramenta gratuita do google em que são identificadas as tendências de pesquisa (é possível filtrar apenas para pesquisas do Youtube);
  • Keywords Everywhere, que é uma extensão gratuita do Google que mostra sugestões de palavras-chave relacionadas (poderá ser vantajoso para encontrares Long Tail Keyword);
  • Vidiq, extensão igualmente gratuita para o Google Chrome que adiciona uma barra de informações aos vídeos no Youtube. Esta ferramenta é uma excelente maneira de realizar uma pesquisa benchmark.

Apesar destas dicas serem bastante uteis para quem pretende obter um melhor posicionamento dos seus vídeos nesta plataforma, não existe uma fórmula mágica. Mas não se preocupe, estamos cá para o ajudar nesta aventura pelo digital. Contacte-nos, para saber de que forma pode melhorar a performance da tua marca no Youtube.