Nem todos usamos, mas já ouvimos falar. O Pinterest é uma rede social em crescimento usada por milhões no mundo inteiro.
Podes pensar que esta não passa de uma rede social onde fazemos pastas com a futura mobília que vamos pôr na sala ou as peças de roupa e acessórios que queremos comprar quando o salário cair na conta outra vez, mas neste artigo poderás ver o quão importante pode ser o Pinterest para empresas.
Muitos de nós (incluindo o teu público alvo) usa o Pinterest enquanto fonte de inspiração e catálogo de referência para futuras compras, por isso porque não incluir a tua marca no seu feed e aproximá-la deles?
Mas afinal o que é o Pinterest?
O Pinterest surgiu em 2010 e permite descobrir, partilhar e guardar ideias/inspiração (os chamados pins) através da criação e organização de pastas. Para além disso já está também disponível a possibilidade de comprar diretamente através da plataforma. Aqui podemos encontrar todo o tipo de temas, desde comida tradicional de um determinado país, a DIY’s relacionado com várias áreas de interesse.
Atualmente conta com a participação de mais de 450 milhões de utilizadores no mundo inteiro, e posiciona-se hoje como uma plataforma de descoberta visual.
Pinterest Para as Empresas
Como qualquer outra rede social que conhecemos atualmente o Pinterest foi criado para pessoas, no entanto as marcas começaram a reconhecer o seu potencial e acrescentaram esta plataforma às suas estratégias de marketing.
Claro está que o número de utilizadores do Pinterest não chega perto dos números do Facebook e Instagram, mas é importante perceber que gerar alcance não é o principal objetivo desta plataforma.
Como já foi mencionado anteriormente, as pessoas utilizam esta rede social para se inspirarem e descobrirem novas ideias, o que leva a que esta esteja muito presente na vida dos utilizadores em momentos de decisão de compra e planeamento de futuros projetos de vida. Assim sendo, a melhor estratégia a abordar será o planeamento e publicação de ideias inspiradoras dos produtos ou serviços prestados pela tua marca para que esta possa sobressair no feed dos utilizadores e, possivelmente, converter.
Mas Porquê o Pinterest para Empresas?
A própria plataforma em si disponibiliza algumas estatísticas que comprovam o quão vantajoso poderá ser acrescentar o Pinterest à tua estratégia de marca, por isso reunimos aqui algumas que te poderão fazer mudar de ideias em relação a esta rede social:
- 85% dos utilizadores do Pinterest afirmam que acedem diretamente ao Pinterest para darem início a um novo projeto;
- A taxa de conversão semanal no Pinterest aumentou cerca de 300% no ano passado;
- 92% dos publicitários presentes na plataforma classificam o Pinterest como plataforma número um a nível de reputação;
- 97% das pesquisas do Pinterest não têm marca;
- 80% de utilizadores semanais do Pinterest descobriram uma marca ou um produto novo no Pinterest.
Para além disto, apesar de representarem 60% dos utilizadores, o Pinterest já não é apenas visto como uma rede social feminina, sendo que o target masculino está também em constante crescimento. Consulta todos os dados demográficos disponíveis.
Precisas de mais motivos para repensar na tua estratégia de comunicação? Aqui vai.
Recursos que o Pinterest Oferece ao Teu Negócio
Já percebemos que para algumas marcas fará sentido acrescentar o Pinterest à estratégia, mas o que é que esta plataforma oferece a criadores de conteúdo?
Uma delas é a parceria com dezenas de outras plataformas que abrangem uma vasta gama de especialidades técnicas e criativas, incluindo publicidade, públicos alvo, medidas e formatos, compras, gestão de tags e feed, e muito mais. Assim, dependendo dos teus objetivos, podes optar por trabalhar com vários parceiros ao mesmo tempo.
Outra feature do Pinterest que também poderá (e será) vantajoso para a tua marca é a criação de Ads. É sabido que o alcance orgânico das redes sociais têm vindo a diminuir nos últimos anos, e a promoção de posts e criação de anúncios nestas plataformas têm sido um salva vidas para as marcas.
Tendo em conta que é uma plataforma mais “pequena” comparativamente com outras existentes, as estatísticas apresentam 2,3 vezes mais custo eficiente por conversão (em comparação com outras redes sociais) e 2 vezes mais retorno em gastos com anúncios para marcas de venda a retalho (também comparado com outras redes sociais).
Caso estejas a pensar em criar anúncios, a plataforma em si têm também incorporado o gestor de anúncios, onde é possível gerires o teu budget, direcionares produtos através da segmentação do público alvo e analisares em tempo real o seu desempenho.
As ferramentas de análise e medição, tal como noutras redes sociais estão também agregadas na plataforma.
Para te ajudar ainda mais, o Pinterest prevê futuras tendências desde temas relacionados com animais, a estéticas que poderão vir a ser mais atrativas para o teu target nos próximos tempos.
Pondo tudo isto, a plataforma está também empenhada em melhorar a experiência de utilização das marcas e dos próprios utilizadores, especialmente no que toca a ferramentas de pesquisa virtual, por isso podes encontrar mais oportunidades por lá!
E agora, já percebeste a importância do Pinterest para a tua marca? Deixamos-te com alguns links que poderão ser proveitosos para pores a tua nova estratégia de marca em ação:
Ferramentas:
Pinterest Business, onde encontras dados e informações acerca da própria plataforma;
Têndencias do Pinterest, ferramenta que te irá indicar quais as tendência futuras da plataforma;
Academia Pinterest, cursos grátis proporcionados pela rede social acerca da mesma;
Pinterest Parteners, onde estão descritas todas as parcerias feitas pela plataforma que te poderão ajudar a maximizar os teus resultados e a facilitar a utilização da própria.
Caso sigas o nosso conselho e queiras apostar nesta plataforma, entra em contacto connosco, nós podemos ajudar!