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Nem todos usamos, mas já ouvimos falar. O Pinterest é uma rede social em crescimento usada por milhões no mundo inteiro. 

Podes pensar que esta não passa de uma rede social onde fazemos pastas com a futura mobília que vamos pôr na sala ou as peças de roupa e acessórios que queremos comprar quando o salário cair na conta outra vez, mas neste artigo poderás ver o quão importante pode ser o Pinterest para empresas.

Muitos de nós (incluindo o teu público alvo) usa o Pinterest enquanto fonte de inspiração e catálogo de referência para futuras compras, por isso porque não incluir a tua marca no seu feed e aproximá-la deles?

 

Mas afinal o que é o Pinterest?

O Pinterest surgiu em 2010 e permite descobrir, partilhar e guardar ideias/inspiração (os chamados pins)  através da criação e organização de pastas. Para além disso já está também disponível a possibilidade de comprar diretamente através da plataforma. Aqui podemos encontrar todo o tipo de temas, desde comida tradicional de um determinado país, a DIY’s relacionado com várias áreas de interesse.

Atualmente conta com a participação de mais de 450 milhões de utilizadores no mundo inteiro, e posiciona-se hoje como uma plataforma de descoberta visual.

 

 

Pinterest Para as Empresas

Como qualquer outra rede social que conhecemos atualmente o Pinterest foi criado para pessoas, no entanto as marcas começaram a reconhecer o seu potencial e acrescentaram esta plataforma às suas estratégias de marketing.

Claro está que o número de utilizadores do Pinterest não chega perto dos números do Facebook e Instagram, mas é importante perceber que gerar alcance não é o principal objetivo desta plataforma.

Como já foi mencionado anteriormente, as pessoas utilizam esta rede social para se inspirarem e descobrirem novas ideias, o que leva a que esta esteja muito presente na vida dos utilizadores em momentos de decisão de compra e planeamento de futuros projetos de vida. Assim sendo, a melhor estratégia a abordar será o planeamento e publicação de ideias inspiradoras dos produtos ou serviços prestados pela tua marca para que esta possa sobressair no feed dos utilizadores e, possivelmente, converter. 

 

Mas Porquê o Pinterest para Empresas?

A própria plataforma em si disponibiliza algumas estatísticas que comprovam o quão vantajoso poderá ser acrescentar o Pinterest à tua estratégia de marca, por isso reunimos aqui algumas que te poderão fazer mudar de ideias em relação a esta rede social: 

 

  • 85% dos utilizadores do Pinterest afirmam que acedem diretamente ao Pinterest para darem início a um novo projeto;
  • A taxa de conversão semanal no Pinterest aumentou cerca de 300% no ano passado;
  • 92% dos publicitários presentes na plataforma classificam o Pinterest como plataforma número um a nível de reputação;
  • 97% das pesquisas do Pinterest não têm marca;
  • 80% de utilizadores semanais do Pinterest descobriram uma marca ou um produto novo no Pinterest.

 

Para além disto, apesar de representarem 60% dos utilizadores, o Pinterest já não é apenas visto como uma rede social feminina, sendo que o target masculino está também em constante crescimento. Consulta todos os dados demográficos disponíveis

Gráfico de audiência do Pinterest

Precisas de mais motivos para repensar na tua estratégia de comunicação? Aqui vai.

 

Recursos que o Pinterest Oferece ao Teu Negócio

Já percebemos que para algumas marcas fará sentido acrescentar o Pinterest à estratégia, mas o que é que esta plataforma oferece a criadores de conteúdo?

Uma delas é a parceria com dezenas de outras plataformas que abrangem uma vasta gama de especialidades técnicas e criativas, incluindo publicidade, públicos alvo, medidas e formatos, compras, gestão de tags e feed, e muito mais. Assim, dependendo dos teus objetivos, podes optar por trabalhar com vários parceiros ao mesmo tempo.

Outra feature do Pinterest que também poderá (e será) vantajoso para a tua marca é a criação de Ads. É sabido que o alcance orgânico das redes sociais têm vindo a diminuir nos últimos anos, e a promoção de posts e criação de anúncios nestas plataformas têm sido um salva vidas para as marcas.

Tendo em conta que é uma plataforma mais “pequena” comparativamente com outras existentes, as estatísticas apresentam 2,3 vezes mais custo eficiente por conversão (em comparação com outras redes sociais) e 2 vezes mais retorno em gastos com anúncios para marcas de venda a retalho (também comparado com outras redes sociais).

Pinterest Ads

Caso estejas a pensar em criar anúncios, a plataforma em si têm também incorporado o gestor de anúncios, onde é possível gerires o teu budget, direcionares produtos através da segmentação do público alvo e analisares em tempo real o seu desempenho.

As ferramentas de análise e medição, tal como noutras redes sociais estão também agregadas na plataforma.

Para te ajudar ainda mais, o Pinterest prevê futuras tendências  desde temas relacionados com animais, a estéticas que poderão vir a ser mais atrativas para o teu target nos próximos tempos.

Pondo tudo isto, a plataforma está também empenhada em melhorar a experiência de utilização das marcas e dos próprios utilizadores, especialmente no que toca  a ferramentas de pesquisa virtual, por isso podes encontrar mais oportunidades por lá!

 

E agora, já percebeste a importância do Pinterest para a tua marca? Deixamos-te com alguns links que poderão ser proveitosos para pores a tua nova estratégia de marca em ação:

 

Ferramentas:

Pinterest Business, onde encontras dados e informações acerca da própria plataforma;

Têndencias do Pinterest, ferramenta que te irá indicar quais as tendência futuras da plataforma;

Academia Pinterest, cursos grátis proporcionados pela rede social acerca da mesma;

Pinterest Parteners, onde estão descritas todas as parcerias feitas pela plataforma que te poderão ajudar a maximizar os teus resultados e a facilitar a utilização da própria.

 

Caso sigas o nosso conselho e queiras apostar nesta plataforma, entra em contacto connosco, nós podemos ajudar!