A Google está sempre à procura de otimizar a experiência do consumidor e por isso criou o Google Discovery e, como não podia faltar, os anunciantes nunca são esquecidos. Assim esta ferramenta surge acompanhada do Google Ads Discovery.
Antigamente as pessoas acordavam e liam o seu jornal ou revista de eleição para se manterem atualizadas acerca dos seus assuntos de interesse, mas as coisas mudaram.
Atualmente toda a gente tem um smartphone, por isso a sua maneira de se atualizarem já nem sempre implica folhear, mas sim deslizar com o dedo.
Tendo isto em consideração, e sempre em cima do acontecimento, a Google criou o Google Discovery. O que este recurso proporciona aos seus utilizadores é a oferta de conteúdo baseado no seu comportamento de pesquisa e nos seus interesses sem que este tenha de digitalizar uma única keyword.
O objetivo acaba por ser antecipar as pesquisas dos utilizadores, disponibilizando desde logo um feed com informação relevante para os mesmos.
Como é que este recurso funciona?
Não é novidade que sempre que fazemos uma pesquisa o Google guarda essa informação nos seus computadores maiores que os nossos quartos, o mesmo acontece sempre que realizamos uma ação no Google Discovery. Quando clicamos numa notícia em vez de outra, estamos a dar à plataforma informação sobre aquilo que nos é mais relevante.
Para melhorar ainda mais a experiência do utilizador, existe também a possibilidade de personalizarmos este recurso. Podemos decidir o que é que aparece na secção Discover, desativar a funcionalidade, e como é que queremos que a informação seja exibida.
E o Google Ads Discovery?
Já percebemos que a principal intenção da Google com este recurso é antecipar as nossas pesquisas mesmo antes de as fazermos, mas e se o Google também mostrar aos utilizadores aquilo que querem comprar mesmo antes dos próprios o saberem? Promissor não?
Assim, em vez de darem resposta a um desejo já expresso pelos utilizadores, o Google Ads Discovery cria ele mesmo esse desejo!
Estes anúncios podem surgir em vários locais da rede Google:
Google Discovery: na secção Discovery. É necessário ter a aplicação do Google Chrome instalada para ter acesso a este recurso.
Gmail: no separador de promoção e social;
Youtube – na página inicial e na secção “O que ver a seguir”.
Porque é que compensa aos anunciantes apostar no Google Ads Discovery?
Com tudo o que foi mencionado anteriormente, é possível perceber que os anúncios apresentados no Google Discovery são extremamente personalizados e relevantes para o target segmentado.
Com isto deixamos aqui alguns motivos pelos quais deves apostar no Google Ads Discovery:
Alcance
Como vimos anteriormente, estes anúncios podem ser exibidos em vários locais da rede Google (Gmail, Discovery e Youtube) o que, segundo a Google, permite às campanhas chegarem a 2,9 milhões de pessoas mensalmente!
Interação
Tendo a capacidade de guardar a atividade digital de cada utilizador, o Google consegue apresentar anúncios de maior relevância aos mesmos, o que aumenta inevitavelmente a probabilidade de interação com as campanhas lançadas.
Desempenho
É possível utilizar a estratégia de lance maximizar as conversões ou CPA Alvo para otimizar os lances da campanha e facilitar o cumprimento dos objetivos de marketing estabelecidos para a campanha.
Quando devemos utilizar as campanhas Discovery?
Alguns objetivos que esta funcionalidade te irá ajudar a atingir são:
- Se pretendes utilizar esta campanha para gerar conversões: podes utilizar os anúncios discovery para gerar vendas, inscrições relevantes para o teu negócio ou aumentar o tráfego no website.
- Se pretendes alcançar novos utilizadores e clientes: este recurso oferece experiências visualmente atraentes com conteúdo relevante para cada utilizador. Ao favorecer os produtos anunciados, existirá uma maior probabilidade de quem está em contacto com estes crie com mais facilidade um desejo de aquisição.
- Se pretendes voltar a estabelecer uma ligação com os teus clientes mais valiosos: aqui podemos remeter para um remarketing 2.0. Para ajudar neste ponto o Google Ads Discovery irá apresentar as campanhas a pessoas que já conhecem a marca e têm maior probabilidade de interagir com a mesma, independentemente de terem visitado o site ou adquirido um produto.
Demos-te motivos suficientes para apostar nas campanhas de Discovery?
Experimenta e vê por ti o que esta nova funcionalidade da Google pode fazer pelo teu negócio!
Caso precises de ajuda a otimizar os teus resultados com esta ferramenta, entra em contacto connosco para que te possamos ajudar a dar um boost nos teus resultados!