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Não é surpresa para ninguém que existe cada vez mais concorrência no mundo do digital. Todos os dias surgem novos sites e blogs que pretendem atrair a atenção do público, no entanto é importante perceber que vai sempre existir lugar para o teu conteúdo, mas tens de estar disposto a entender as necessidades dos consumidores.

O consumo e criação de conteúdo em massa está a dar cada vez mais espaço à personalização de serviços e produtos, o que nos traz ao tema principal do artigo: as Long Tail Keywords, ou palavras-chave long tail.

 

O que são Long Tail Keywords?

As palavras-chave são bastante importantes para o SEO do teu site ou canal, visto que é através delas que te irás posicionar bem no ranking de pesquisa. O que está a acontecer atualmente é que devido à elevada concorrência para Head Tail Keywords, esta tarefa tornou-se mais difícil.

Graças a isto o que a tua competição poderá estar a fazer neste momento é investir na estratégia contrária: as Long Tail Keywords.

As Long Tail Keywords são os termos de pesquisa ou expressões mais específicas (e mais longos) que as Head Tail Keywords (que geralmente são mais abrangentes e genéricas).

Mostrando agora um exemplo para facilitar a compreensão:

O que são as long tail keywords

 

Vantagens das Long Tail Keywords

Graças à sua natureza mais específica e longa, utilizar esta estratégia tem as suas vantagens, entre elas:

  • Geralmente têm menos concorrência, o que facilita o bom rankeamento dos sites e canais;
  • Apresentam uma conversão mais alta (como por exemplo taxa de cliques mais elevada);
  • Ajudam a construir autoridade em nichos mais específicos.

 

No fundo as Long Tail Keywords não são nada mais do que um reflexo daquilo que se passa no mercado. Nota-se uma tendência de sucesso de marcas que definem corretamente o seu core business, que se posicionam como autoridades de nichos específicos e que usam esta estratégia para o fazer.

Apesar disto pode não ser fácil encontrar as Long Tail Keywords ideais, por isso sugerimos algumas ferramentas que te poderão ajudar neste processo.

 

Ferramentas que podes utilizar:

  • Keyword Planner (Google Ads): com esta ferramenta do Google podes adicionar palavras ou expressões relacionadas com o conteúdo que queres produzir e o programa irá mostrar-te alternativas às mesmas.
  • KeywordsEverywhere , que é uma extensão gratuita do Google que mostra sugestões de palavras-chave relacionadas com aquelas que são pesquisadas, incluindo extensões das mesmas.
  • AnswerThePublic , nesta plataforma podes adicionar uma palavra e a partir desta surgem várias questões que interessam ao publico atualmente. É também uma ótima ferramenta para te inspirares quando não tiveres ideias de conteúdo.

Se tiveres ou conheceres alguém que tenha dificuldades com estas ferramentas, mas que queira investir em SEO, entra em contacto connosco, nós podemos ajudar.