Já ouviu falar em SEO? O que é?
Depois de termos ouvido a questão: “O que é SEO?” tantas vezes, decidimos abordar esse tema neste artigo e explicar de forma clara o porquê deste conceito estar aliado a uma boa estratégia de marketing digital e a uma boa performance do seu site.
O Search Engine Optimization (SEO) é um processo de optimização de vários componentes do seu site, seja em front ou back end, de forma a melhorar a performance das páginas do seu site nos motores de buscar e aumentar assim o tráfego das mesmas.
Segundo Marco Gouveia, um especialista português em SEO, este conceito é “a arte de alcançar tráfego gratuito e qualificado que gere conversões” e apesar do autor ser um pouco suspeito por trabalhar há mais de 15 anos nesta área, é impossível não admitir que o site de uma empresa é muitas vezes o centro da estratégia de marketing digital, sendo fácil de entender, que quanto mais este, esteja otimizado, melhor os resultados das nossas estratégias, certo?
Porquê que o SEO é importante?
O SEO é essencial para a sua estratégia de conteúdo pois, é através deste processo que o Google reconhece o conteúdo do seu site, e, o quão relevante ele é para os seus visitantes e possíveis clientes. Este processo tem como objetivo ajudar os motores de busca a encontrar e mostrar o teu anúncio mais vezes. Ou seja, por muito que o conteúdo esteja revelante e atrativo para os utilizadores, a performance do site vai estar sempre dependente do SEO dessa página, e se este não for bem estruturado podemos estar a atrair muito menos tráfego, do que o expectável.
Ao ler a análise, de um estudo a 5 milhões de resultados orgânicos no motor de busca da Google, realizados pela empresa Backlinko, conseguimos perceber a importância do SEO, e de se posicionar na primeira página de resultados deste motor. Uma vez que, apenas 0,78% das pesquisas, resultaram em tráfego para um site posicionado na segunda página de resultados.
Boas práticas para obter bons resultados com o SEO em 2020
Conteúdo relevante e ajustado ao seu target:
O conteúdo da nossa página é o elemento mais importante da mesma, e sendo elaborado de uma maneira muito específica, consegue dizer aos motores de busca e aos seus visitantes os assuntos explorados no seu site e o valor que pode acrescentar aos mesmos.
Quando estamos a construir uma página para o nosso site devemos fazer uma análise prévia sobre a forma como as pessoas pesquisam online sobre o nosso tema e tentar acrescentar as palavras-chaves (keywords) que estas utilizam da forma mais natural possível ao conteúdo que estamos a produzir .
É importante não se repetir, ou tornar o seu conteúdo menos interessante apenas para melhorar o SEO. Afinal de contas o seu site deve agradar e converter os seus visitantes, certo?
Título das páginas do seu website:
O título de uma página, também conhecido como o “title tag”, é um dos factores mais valorizados pelo motor de busca Google, onde deveremos incluir a principal keyword e não inserir mais de 78 letras, por ser o máximo de caracteres que o motor de busca mostra no título de um anúncio em versão mobile. Ao colocarmos de uma forma natural a principal keyword estamos a posicionar a página como relevante para essa palavra e a dar a informação de forma rápida e clara de que a página trata-se desse assunto aos visitantes.
Image alt-text:
Esta palavra, um pouco complexa, não é nada mais do que o SEO para as suas imagens. O alt-text serve para informar o Google e outros motores de busca o tema das imagens utilizadas na página do seu site. Isto significa que através da inserção de alt-texts nestes tipo de ficheiros conseguimos adquirir mais visitantes para o seu site, através de imagens como o Google Imagens.
Ferramentas para melhorar o SEO do seu site
Atualmente existem cada vez mais ferramentas de SEO. Entre elas quero mencionar algumas das ferramentas gratuitas para começar:
Gostavas de melhorar a perfomance e conversões do seu site? Contacta-nos! Na UPGRADE temos a solução para ti.