Mundo Digital em 2018

 

Segundo dados do estudo da Hootsuite com a We Are Social, no final de 2017 existem cerca de 7.5 mil milhões de pessoas em todo o Mundo, sendo que 53% dessas pessoas ( 4 mil milhões) estão no mundo digital, através da utilização da internet, tendo este número aumentado 7% relativamente a 2016.

Esta proliferação da internet deve-se, em grande parte, à mobilidade que os Smartphones vieram possibilitar para aceder em qualquer momento e lugar à informação. A penetração de utilizadores a nível mundial de Smartphones é de 68% ( 5 mil milhões ), o que aliado à elevada capacidade e tecnologia que estes equipamentos possuem para difundir, partilhar e comunicar através da internet, torna-se numa receita explosiva de interatividade e comunicação, encurtando distâncias entre as pessoas.

Esta realidade, apesar de não ser nova, é sem dúvida algo que tem de ser tida em conta para todos os players nesta área, pois a necessidade de adaptação é constante. O que hoje parece ser o caminho certo, amanhã muda, pois a “manada de gnus” decidiu toda virar noutro sentido.

Sim, percebeu bem, a “manada de gnus” são os utilizadores de internet e potenciais clientes no mundo digital dos “predadores”, as marcas, que estão sempre à espreita de uma oportunidade para se “alimentarem”.

O segredo para as marcas para terem sucesso passa por conseguir saber onde estão os seus clientes, para poderem interagir com eles, de forma a criarem uma relação. Já não basta apenas chegar até eles. Neste momento, continuar com a estratégia primitiva de monólogo, em vez de um diálogo, faz com que a probabilidade de conversão diminua drasticamente.

Redes Sociais

As redes sociais vieram criar esse canal de comunicação rápido e facilitado, onde todas as marcas têm obrigatoriamente de estar sendo, como é normal, o Facebook ainda a rede com mais utilizadores, seguindo-se do Youtube (sim, é uma rede social).

💡 Se a sua marca não está nas redes sociais, este é o momento de falar connosco 😉

O insight que agora o estudo nos permite identificar, prende-se com facto de apesar das redes sociais serem onde se encontram a maioria dos seus utilizadores, são os canais de Chat como o Facebook Messenger e Whatsapp que maior expansão têm tido. Este indicador permite-nos analisar que os utilizadores de internet estão a preferir canais privados de comunicação, mais diretos.

Esta é uma oportunidade para as marcas reinventarem a sua ligação aos clientes, potenciando o Marketing One-to-One, através de um tratamento personalizado. O futuro passará por pequenos clusters formados por áreas de interesse, onde as marcas terão de se humanizar e fazer parte desses grupos, fazendo da sua especialização e know-how algo de positivo para ajudar a sua comunidade, o que criará uma ligação com a mesma.

 

E em Portugal? Como podem as empresas aproveitar esta oportunidade?

Em Portugal existe uma elevada taxa de penetração da internet (75% da população), o que indica uma grande utilização das novas tecnologias.

Nas redes sociais os números não se alteram muito, existindo 6,6 milhões de utilizadores ativos (64% da população).

Estes dados permitem às empresas portuguesas concluir que estar nas redes sociaiscom uma estratégia digital bem definida, é fulcral, pois é onde todos os seus clientes e potenciais clientes se encontram.

💡 Sabia que a UPGRADE é especialista em desenvolver e a implementar estratégias digitais?

Relativamente aos chats com maior expressão, o Facebook Messenger é o mais utilizado no nosso país.

Na UPGRADE estamos desde há algum tempo a trabalhar com os nossos clientes no sentido de melhorar a comunicação através desta plataforma, sendo a aplicação de Chatbots uma realidade cada vez mais aplicada, pois permite automatizar grande parte do trabalho necessário de uma marca, bem como aplicar estratégias que se traduzam em leads/vendas.

💡 Sim, deve começar já a pensar em implementar esta ferramenta no seu negócio. Precisa de ajuda?

#upgrade  #upgradeyourbusiness  #internet  #digitalstrategy  #chatbot  #socialmedia  #facebook  #facebookmessenger  #whatsapp

 

 

/body>