Quando trabalhamos no Illustrator, muitas vezes damos por nós a precisar de selecionar vários objetos da mesma cor, que não estão agrupados. Como fazemos?! Pressionamos a tecla Shift e lá vamos nós selecionar um a um? Não!! Após ler este artigo a sua vida vai mudar.

Esta é uma dica muito simples e que lhe vai poupar tempo na hora de selecionar objetos com as mesmas características.

01. O nosso exemplo

Neste exemplo, queremos substituir a cor branca por outra, mas selecionar losango a losango é impensável, tendo em conta o tempo que se iria demorar. Para além disso, muitas vezes acabamos por nos enganar, o que nos obriga a ter de começar do zero, mesmo quando estamos quase no fim.

02. Como começar?

Clicar num losango branco. O objetivo é selecionar todos, de forma a alterar, em simultâneo, a cor dos objetos com preenchimento branco.

03. O truque Mágico

Clicar no menu Selecionar > Mesmo(a) > Cor de Preenchimento.

04. E voilà

E aqui está, todos os objetos a branco ficaram selecionados. Agora é só escolher a cor pretendida.

05. A observação

Neste exemplo, as formas eram todas iguais. Como a ordem dada foi referente ao preenchimento, qualquer objeto na artboard que tivesse a mesma cor, independentemente da sua forma,  seria selecionado.

06. Outras dicas

No menu Selecionar > Mesmo(a) tem várias opções para selecionar através de outras características, como é o caso da opacidade, cor do contorno, espessura do contorno, aparência (objetos que tenham os mesmos efeitos aplicados), entre outros.

Aqui tem uma Dica Upgrade muito útil, simples e rápida, para selecionar vários objetos no Illustrator que tenham as mesmas características.

Agora diga-nos se já não lhe tinha dado jeito saber disto mais cedo?

Web Responsive
Próximo artigo
/body>